Como melhorar seu ponto de venda?

Tempo de leitura: 4 minutos

O cigarro artesanal e a ampla diversidade de insumos e acessórios para enrolar um cigarro fizeram com que os empreendedores olhassem para os seus estabelecimentos com uma grande dúvida na cabeça: como melhorar o meu ponto de venda?

A verdade é que a variedade de produtos relacionados à arte do faça você mesmo trouxe uma gostosa “dor de cabeça” nos proprietários de tabacarias, lojas de conveniência, padarias e, até mesmo, de bancas de jornal — comércios que estão investindo cada vez mais nesse setor.

Por isso, dar destaque ao seu negócio com produtos de qualidade e focados em diferentes perfis de consumidor, pode ser uma ideia muito atraente. Confira como melhorar seu ponto de venda com o post de hoje!

Conheça o seu diferencial

Tenha você uma tabacaria ou qualquer outro tipo de loja especializada na venda de produtos e acessórios para enrolar cigarros, é fundamental conhecer o seu consumidor.

E, quando dizemos “conhecer”, significa compreender quais são os produtos de maior saída do seu estoque, e a carência que você pode suprir na região.

Há locais que se especializam na diversidade de sedas, por exemplo. Deixe-as expostas na vitrine ou mesmo no balcão de atendimento, junto de outros produtos que possam complementar a experiência do seu cliente (como as novidades em tabacos).

Com isso, você se torna referência no seu setor, e isso somente reorganizando o ponto de venda com o que o seu público-alvo está mais em busca.

Invista na ambientação do seu comércio

É impossível generalizar, mas a preferência pelos cigarros artesanais costuma se resumir em uma experiência enriquecedora — seja no manejo para enrolar o cigarro, no aroma do tabaco, no tempo gasto preparando cada cigarro… Por isso, um ambiente que traga à tona essa sensação pode ser um diferencial para atrair mais clientes até a sua loja.

Algumas maneiras que você pode fazer isso:

  • Modifique a decoração para que o seu público-alvo se “sinta em casa”;
  • Um som ambiente de qualidade pode fazê-los gastar uns minutos a mais na sua loja — e uns reais a mais em outros produtos;
  • Provoque a curiosidade deles com aromas interessantes e, visualmente, com novidades que podem fazê-los entrar na loja, como dichavadores inusitados e criativos, por exemplo.

Vale lembrar que a ambientação, por mais que deva ser confortável para você e os seus colaboradores, deve possuir ainda mais significados para o seu consumidor. Vale a pena, portanto, conhecê-los sempre mais e traduzir esse conceito na sua loja.

Tenha um bom planejamento

Financeiro, operacional, de marketing… O planejamento deve ser uma constante no dia a dia do empreendedor. E, para trabalhar essas ideias no seu ponto de venda, faça com que todos convirjam com a sua proposta principal, que deve ser atrair a curiosidade do cliente.

Uma boa ideia é investir em disparos de e-mail marketing ou mesmo nas suas redes sociais, com imagens bem ilustrativas do seu estoque de produtos. Focando as atenções em uma vitrine bem distribuída e vistosa, a curiosidade despertada virtualmente tem mais chances de se converter em uma visitinha à sua loja e na aquisição de produtos.

Mas tudo isso deve ser idealizado quando se tem um bom planejamento e um norte a ser seguido. Você quer vender mais um produto específico? Deseja fazer com que os clientes conheçam suas novidades importadas ou diferentes tipos de seda? Quer apresentar um novo tipo de produto que você trouxe à sua loja? Comece daí, que o desenrolar das suas estratégias será muito mais fácil!

Visite diversos pontos de venda

Sabe quando dizem que o gramado do vizinho é sempre mais verde? Pois então encare o clichê como uma verdade indissolúvel e faça uma visita à concorrência.

Analise como eles organizam suas prateleiras, vitrines e ambiente e, claro, como eles atendem o consumidor. Tudo isso pode ser analisado tanto como uma lição do que empreender no seu comércio quanto uma lista do que não fazer.

Isso sem falar que, dando um giro pela concorrência, você descobre algumas carências que pode vir a suprir.

Faça diferente a partir do ponto de venda

O que achou das nossas dicas sobre como melhorar o ponto de venda? Agora, tente aplicá-las no seu dia a dia e experimente fazer com uma boa dose de economia: já pensou em ser revendedor oficial da OCB? Acesse nosso site ou entre em contato!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *